RMR Plásticos

Soluções customizadas em plástico.

Ligue para nós: (54) 3227-2984

Mande um e-mail: rmr@rmr.ind.br

Indústria 4.0 é um caminho sem volta

A otimização de procedimentos, com redução de perdas e aumento da automação, ações que estão dentro da ideia da Indústria 4.0, é uma tendência inevitável. Essa foi a impressão deixada na missão de empresários do Brasil pela Feira de Tecnologia Industrial de Hannover, encerrada nessa sexta-feira. Os participantes do grupo pretendem agora aproveitar da melhor forma possível os ensinamentos acumulados na Alemanha.

O diretor da Gomasul Borrachas (de Bento Gonçalves, que produz peças técnicas de borrachas) Gilson Rigo ressalta que a Feira de Hannover é algo gigantesco, que apresenta muitas novidades, para diversos segmentos, especialmente na parte de automação. “A impressão que tenho é que é um caminho inevitável, que a indústria brasileira não poderá adiar por muito tempo para atingir um nível de integração de sistemas e processos para ser competitiva”, aponta.

 

Por sua vez, o diretor da RMR Plásticos (de Caxias do Sul, uma transformadora desse setor) Roque Renato Molinar diz que o evento atendeu às suas expectativas. O destaque, segundo o empresário, foram as inovações no processo de automação, reforçando o conceito de Indústria 4.0. “Dentro do que observei, já estou fazendo planos, a questão é dividir os recursos para investir na empresa”, comenta. Molinar detalha que o começo da implantação da Indústria 4.0 é justamente colher dados mais apurados da operação e desempenho das máquinas usadas na fábrica, fazendo levantamentos, quantificações e histórico. O diretor da RMR almeja, através de novos sensores, saber com maior exatidão sobre paradas de equipamentos, controle de temperatura e pressão etc. Molinar acredita que é importante segmentar as implementações que devem ser realizadas devido ao elevado investimento necessário para modernizar a operação.

 

Com o robô colaborativo, funcionários que estão expostos hoje a riscos ou a atividades insalubres poderão ser colocados em pontos operacionais que, através de apenas alguns botões, executarão o serviço sem maiores temeridades. O equipamento, contribui para o atendimento de exigências feitas pela Norma Regulamentadora (NR) nº 12, que diz respeito à segurança do trabalho.

 

FOTOS: AUMAQ RS

FONTE: AUMAQ RS